Blog

Quinta-Feira , 24 de Março de 2016

Especial Michel Rolland: um Ícone do mundo do vinho

 Michel Rolland é certamente um dos produtores e enólogos mais influentes no mundo do vinho, atuando em diversos países, auxiliando pequenos e grandes produtores na arte de fazer vinhos tem grande reconhecimento pelo seu trabalho. 

Sua saga começa desde quando era muito pequeno, indo para a escola a pé em dias de chuva, de frio, mas encarava todas as dificuldades com muito entusiasmo e satisfação, pois sabia que caminho queria traçar. Em sua juventude, fez escola técnica, escola agrícola e em seguida faculdade de enologia, se dedicou muito, mas, como a grande maioria dos jovens, não deixava passar em branco um boa farra com os amigos, conciliava bem estudos, trabalho na propriedade e as festas, sempre sob os olhares atentos de seu pai. Em 1968 conheceu sua esposa, Dany, sua companheira até hoje.

 

Em 1979 um fato muito triste mudou o rumo de sua vida e lhe obrigou a tomar decisões. A morte de seu pai. Seu irmão advogado, foi tocando a propriedade e em 1982 Michel teve de enfrentar um grande dilema, ficar na propriedade em Pomerol ou desenvolver a área de enólogo consultor. Até 1985, ficou com a primeira opção, mas, depois, tudo mudou. Convidado para ir para a Califórnia estudar formas de otimizar o potencial dos vinhos da região juntamente com produtores. Como todos os jovens empresários, Michel queria viajar e ampliar seus conhecimentos ...

Foi o início de uma carreira como um consultor que o levou para quatro continentes, em mais de cento e cinquenta propriedades diferentes. A carreira repleta de reuniões com pessoas extraordinárias, visitas a vinhedos - e uvas - em todos ostipos de condições, em todos os climas e todos os tipos de culturas. Tanto para oprofissional quanto para o humano, experiência excepcional! 

Sua querida Dany sempre dando suporte na propriedade, em Pomerol, e no cuidado com as filhas. Muito trabalho, dedicação e respeito para com suas raizes fazem de Michel Rolland esse grande homem tão respeitado e reconhecido. Sua marca registrada: O estilo Michel Rolland de fazer vinhos.

Podemos comprovar a qualidade de seus vinhos, por exemplo, com o Château Bertineau Saint Vincent, Lalande de Pomerol. Com Vieilles Vignes de mais de 30 anos, os 75% de Merlot e 25% de Cabernet Sauvignon, todo o cuidado de seleção de cachos na colheita, com duas inspeções, resultam num vinho rico em aromas de frutas pretas, em boca um vinho bem estruturado e encorpado com final recheado de notas tostadas.