Blog

Sexta-Feira , 06 de Maio de 2016

Vinhedos orgânicos e biodinâmicos da Bourgogne: respeito à natureza e à biodiversidade

Os vinhos orgânicos refletem o respeito e amor que cada produtor tem  com seuterroir e com a natureza. Nesse tipo de cultivo, que é uma escolha do produtor,  não há aplicação de nenhum tipo de agroquímicos, sejam agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos. A adubação é orgânica e todos os tratamentos contra doenças e pragas são feitos com produtos naturais. Esse cuidado irá refletir diretamente na qualidade final dos vinhos, percepções aromáticas e sensações no palato. 

São vinhos realmente especiais. 

Um perfeito exemplo de vinho orgânico é o Chablis Domaine Vrignaud. Viticultores há cinco gerações, a família Vrignaud, vinifica e comercializa seus vinhos com todo o cuidado que um "harmonioso" vinho orgânico merece.  São 19 hectares situados no vilarejo de Fontenay - Chablis, no centro dos primeiros vinhedos de  Fourchaume e não muito longe dos "Grands Crus da Bourgogne".

Cada parcela é vinificada separadamente, para que o vinho possa expressar o potencial dos diferentes terroirs. Com aromas de frutas cítricas, poderoso em boca e frescor mineral agradável, é um vinho versátil de coloração surpreendente.