Blog

Quarta-Feira , 14 de Junho de 2017

Vin de Pays du Périgord Pourpre du Périgord IGP 2013

Notas: De coloração vermelho rubí, o Union de Pays du Périgord / Pourpre du Périgord IGP 2013, é um vinho clássico, de assemblage tradicional típico bordalês entre Cabernet Sauvignon e Merlot. Exibe um ataque em boca extremamente aromático, de frutas vermelhas, cereja e romã. De ótima acidez, com taninos maduros e macios. Não é um vinho complexo, mas definitivamente bem vinificado.
 

Union de Viticulteurs de Port Ste Foy

O vinho é produzido por uma cooperativa de viticultores: Union de Viticulteurs de Port Ste Foy. Este vinho, IGP du Périgord, beneficia de uma criativa liberdade na sua vinificação, não permitida às apelações AOC vizinhas, o que resulta em uma agradável surpresa!
O terroir, ancorado na região do rio Dordogne, sudoeste da França, é famoso por sua gastronomia a base de foie gras e trufas negras. A Dordogne faz parte da paisagem do Périgord. Da posição geográfica desta região, nasce uma variedade de relevos, vegetação, climas...e por esta razão podemos falar de "Périgords" com "s" no final. Esta surpreendente diversidade é hoje delimitada em 4 côres: o verde, o branco, o púrpuro e o negro. Podemos dizer que o Périgord é multicolorido: o verde simbolisa a vegetação generosa, e as planíceis; o branco reflete a cor dos solos (calcário) e as colinas, o púrpuro evoca o vinho tinto e as cores das folhas das vinhas durante o Outono (magnífico) e a cor negra lembra as trufas, os champignons e os bosques densos e obscuros grande parte do ano. Devemos observar que são limites virtuais, mas que caracterisam 4 terroirs apaixonantes que compõem esta região. O Périgord negro é a região mais visitada pelos turistas; ele concentra inúmeras grutas, abrigos naturais e as maiores concentrações de descobertas arqueológicas do mundo. Um total de mais de 15 espaços estão inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco, revelando segredos da pré-história européia. Uma das descobertas mais reveladoras e surprendentes são as Grottes de Lascaux.